quinta-feira, 8 de outubro de 2009

conforto plástico

já adquiri um ódio pelas sacolas há algum tempo. não, eu nunca lembro de pegar uma das várias sacolas ecológicas que têm aqui em casa pra levar comigo nos lugares. mas isso tem mais a ver com o fato de eu não ser uma pessoa nem um pouco precavida (péssimo e excelente; meu céu e meu inferno). enfim, vivo saindo da padaria equilibrando saco de pão, garrafa de refrigerante, pacote com mussarela e copo de requeijão com minhas duas únicas mãos.
percebi que não morreria de falta de conforto um dia que me aventurei a pegar tudo sem sacola e, surpreendendtemente, eu não morri. foi da loja pro carro e do carro pra casa. não doeu, nem nada. eu juro! (quem anda de ônibus ou a pé com mais frequência, tem que se esforçar mais pra lembrar das ecobags, né...e para os que andam de carro e querem um mínimo de conforto, é legal andar com uma caixa de papelão no porta malas, ecobags pelos bancos de trás, essas coisas...)
Continuando... quando não consigo fazer a mocinha do caixa entender que eu NÃO PRECISO DE SACOLINHA PLÁSTICA PRA POR UMA CARTELA DE NEOSALDINA, me dá até vontade de chorar. sinto um asco só de pegar naquela sacola e de pensar na sua inutilidade, especialmente, numa situação como essa.
Mas a partir de hoje, meu desprezo infinitou e quero compartilhar. Descobri o absurdo em números:
* Anualmente, o mundo todo consome 500 bilhões de sacolinhas plásticas, o que significa um consumo de 1 milhão por minuto. E o problema mesmo é que elas são feitas de um plástico que não se desfaz com o tempo, ele fica pelos aterros sanitários, oceanos, rios, riachos, chão, rua, lixo, esgoto por mais de 100 anos.

* A cada milha quadrada de oceano, existem mais de 46 mil detritos de plástico e, anualmente, eles causam a morte de 1 milhão de pássaros marinhos, 100 mil mamíferos aquáticos, entre outras espécies.
Fontes

Ministério do Meio Ambiente

Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês)

Será que podemos pensar melhor se o conforto é realmente mais importante que o destino de nossa espécie na Terra?

2 comentários:

Maria disse...

Belo post, Lola. Ah se todas as pessoas pensassem sobre esse assunto...
Eu também nunca lembro da ecobag mas só levo pra casa sacolas para servirem de lixo. Quando a compra é grande eu peço caixas de papelão e dispenso as sacolas (basta pedir no supermercado). E quando a compra é pequena, vou a pé ou de bicicleta; coloco minha mochila nas costas, gasto umas calorias e economizo o planeta.

Beijo!

Ana Luz disse...

acredita q lembrei desse assunto ontem? fui ao sper com minha mae e eskecemos a ecobag no carro, mas levamos td na mão sem nos preocupar tbm!
porem minha mãe estava contando que esses dias um menino estava "empacotando" as coisas pra ela e qria colcoar as coisas nas sacolinhas pra por dentro da ecobag...ai minha mae falou q nao precisava, que ela estava ajudando o planeta, se ele jah havia ouvido falar em aquecimento global, camada de ozônio...e absurdamente ele respondeu NÃO!!!!!!!! um menino de uns 18 anos!!!!!
Como a educação nesse país faz falta.

ameiii o post!!!se eu pudesse ENFIAR isso na cabeça de cada ser humano desse planeta...
pq essas coisas me revoltam!!!!