quinta-feira, 19 de março de 2009

GRITO

Ontem teve protesto. Com direito à cartolina, nariz de palhaço e apitos dominados por suspiros revoltosos marchando pelos corredores da Uniso, onde costumam exigir silêncio mais do que nos exigem qualquer outra coisa.
Alunos de relações públicas, jornalismo e publicidade e propaganda vêm tendo aulas de Teoria da Comunicação em uma mesma sala, em um só horário, com os únicos dois ventiladores e um professor responsável. Sim, todos juntos!
Interrompemos a aula de prática de pesquisa (não antes de responder a chamada, claro!), nos infiltramos em meio à salada mista de curiosos, injustiçados, revoltados e baderneiros sem causa, e pronto. Lá estávamos nós sendo parte do que almejamos organizar em todos os três anos de jornalismo.
Ocupamos a coordenação de comunicação - parece que fazendo barulho, a gente alcança as notas que a reitoria ouve.
Os três coordenadores responsáveis não hesitaram em comparecer rapidamente e, quase que de cabeças baixas, concordaram com a razão de ser da reinvindicação e uma reunião com a reitoria foi agendada para hoje.
Dentre os poucos narizes de palhaço alienados e à procura de bagunça, percebi uma maioria corcunda de tanta desilusão. Algumas vozes gaguejavam coragem para enfrentar representantes de um sistema decadente, corpos transpiravam o cansaço de tanto descaso e os olhos... Os olhos duvidavam de cada promessa (que era incerta até para as bocas que as expeliam).

Não interessa.
Não me importa em absoluto o desfecho disso agora, porque contaminamos aquela sala.
Estagiários e coordenadores devem estar, no momento, circulando por ela, atendendo telefones, imprimindo papeis. Mas ficou amarrada ali em cada parede, em cada cadeira e em cada caneta, uma ameaça chamada democracia.
Toda vez que alguém recorre à ela, as cabeças do topo lembram de descer seus degraus hierárquicos e encarar os rostos de quem as mantém onde estão.

A propósito, as cartolinas diziam: EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA

3 comentários:

Ana Luz disse...

dignamente corretos!!!
porém ingenuos!!!
o nosso propósito foi sermos ouvidos, e deixa-los com um sentimento de ameaça, e isso aconteceu em partes lógico.
mas como somos persistentes vamos comparecer as reuniões e ajuda-los como puder para o nosso direito a educação, que alias, está sendo paga!!!

ótimo texto!!
congrats zoks!

bjooo

Gabriel Saccomano disse...

VIVA LA REVOLUCIÓN!!!!!!

mantenham cabeça erguida e folego no pulmaooo....

Regina Medeiros disse...

A hora é essa ! Exercer a cidadania com a firmeza e a sensatez dos que lutam pela justiça !
Parabéns!